domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reflexo da era primitiva? Será?

Amigos, lembram das minhas metas para 2011? (leia aqui se vc ainda não sabe delas)
Pois então, estou lendo meu primeiro livro dos seis que pretendo ler. Gente, tem três parágrafos lá que não poderia deixar de trazer aqui. 
"Genética e sociedade interagem para moldar o jeito de ser de cada pessoa. "O gene carrega a ara e o ambiente puxa o gatilho", diz Ridley.
A obesidade em larga escala, por exemplo, é extremamente recente na população humana. O ser humano lutou contra a fome por cerca de cinco milhões de anos, e só nos últimos 100 anos passou a ter alimento em relativa abundância.
Nosso corpo, no entanto, continua geneticamente programado para agir como no período de escassez. Armazena reservas, na forma de gordura, para usá-las numa emergência. Só que essas emergências, como falta de animais para serem caçados, não ocorrem mais. A genética não mudou, mas o ambiente sim. Ficou muito mais fácil obter alimentos. Daí resulta que um, em cada quatro brasileiros e dois, a cada três norte-americanos, têm sobrepeso. A obesidade virou epidemia.
...
Repetindo: "a genética é a arma, o ambiente o gatilho."
Livro: Por que a gente é do jeito que a gente é?
Autor: Eduardo Ferraz

Que máximo isso. Na verdade, o livro é muito bom. O autor é fantástico e a leitura é de fácil entendimento, além de nos prender. Estou amando.
Mas voltando ao trecho que coloquei aqui. Gente, pensem bem, nestas linhas estão explicados a nossa gula hehehe, não é? Não, mas é um perigo virar desculpa de gordo hehehe. Achei muito interessante o que o autor relata e acredito que esteja correto, no entanto fico pensando, por que não interiorizamos que não pertencemos mais a era primitiva? Por que não entendemos que não caçamos mais? 

Amigos, contando meus últimos dias e minha RA. Sábado eu chutei o balde. Foi aniversário do meu mano e Kekelzinha caiu de boca no churrasco, mas me comportei comendo salada e bebendo suco. Ah, comi carne e linguicinha hehehe, mas estou sem culpa viu? Foi bom estar com a família.
Amanhã é segunda e tenho muitos planos a serem seguidos. A RA é uma delas...firme e forte.


4 comentários:

  1. kekel eu esse fim de semana, fui um terror...kkk
    mas é assim mesmo, uma dia a gente cai ne.. ainda estamos aprendendo..
    adorei o trecho do livro e concordo com tudo..
    bjus a boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi KEKELZITA,

    Que livro é esse Kekel, não o conhecia, aliás, tento me policiar e ler mais...acho importatne a leitura para enriquecer nosso conhecimento, mas quando a gente vicia na tal da internet...aiaiai...fica muito dificil parar na frente de um livro e lê-lo...

    Outra coisa, é muito bom a gente dar uma quebrada as vezes na RA...a explicação é simples, o organismo acaba se acostumando com a dieta e o metabolismo acaba ficando mais lento e tomando essa atitude nós acabamos a enganar o metabolismo, não sei aonde foi que li isso, mas sei que isso existe...hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Oi kelzinha!

    te visitei hoje adorei teu blog..

    obrigada por ter me vivistado!!!


    bjus linda volte la sempre que quiser!!!

    ResponderExcluir
  4. Aprendi algo novo, maravilha kekel. Acredito sim que somos produto da nossa sociedade,e por isso acabamos fazendo coisas não porque queremos e sim porque nos é imposto. Claro que nossas escolhas contam mas nesse sistema capitalista que vivemos não temos escapatória, não existem freios, porque o que importa no final de tudo nessa sociedade é o lucro. Sempre com novidades pra nós né amiga. Adoro ler críticas de livros e lê-los também. To meia relapsa nesse quesito ultimamente mais curto muito a atividade da leitura. Atualmente os blogs tem sido minha fonte de leitura o que é muito bom também.

    Bjo grande da L@ine

    ResponderExcluir

Um comentário seu me alegra o coração...pode ser puxão de orelhas, incentivos ou só um "oizinho"...o importante é ter você aqui...obrigada!!!!